As 10 Melhores Universidades do Brasil


Veja quais são as melhores universidades para você estudar no Brasil. São instituições renomadas que oferecem cursos de ensino superior, especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado, todos reconhecidos pelo MEC.

Uma pessoa formada pela USP (Universidade de São Paulo), considerada a melhor de todas, dificilmente ficará muito tempo desempregada. Isso mostra a importância de você escolher bem a instituição em que pretende cursar o ensino superior.

Campus da USP

Ranking RUF das 10 Melhores Universidades Brasileiras

O Ranking Universitário Folha (RUF) fez uma classificação das 232 instituições de ensino superior brasileiras. Ao todo são 41 faculdades e centros universitários e 192 universidades.

Veja esta lista com as 10 melhores universidades para você estudar aqui, no Brasil. São as instituições mais renomadas, com diploma de peso e que vai fazer toda diferença na hora de conseguir um bom emprego depois de formado.

1º - Universidade de São Paulo (USP) - É uma universidade pública e oferece 232 cursos em diferentes campos do saber. É uma das maiores contribuidoras da produção científica do Brasil. O sonho da maioria dos vestibulandos, entrar aqui é difícil, mas não impossível. Veja este vídeo e descubra o porquê da USP estar no topo da lista:


2º - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Pública. Dispõe de 195 cursos, todos muito bem classificados pelo Enade e Capes.

3º - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Pública. Atualmente conta com 151 cursos e pretende ampliar os cursos, principalmente os cursos à distância.

4º - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Pública. Apenas 112 cursos, mas todos bem conceituados e reconhecidos pela excelente qualidade.

5º - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Pública. Tem 80 cursos disponíveis. É uma grande produtora de artigos científicos e uma das que mais universidades que mais registra patentes no Inpi.

6º - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Pública. 158 cursos disponíveis. Possui faculdades espalhadas por várias cidades do interior do Estado de São Paulo.

7º - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Pública. Apenas 95 cursos disponíveis, mas o que falta em quantidade, sobra em qualidade e possui ao todo 4 campi.

8ª - Universidade de Brasília (UnB) - Pública. 124 cursos em diferentes áreas. É claro que a capital do Brasil não poderia ficar de fora desta lista. São 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisa especializados.

9º - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Pública. Os 123 cursos da UFPR são muito bem conceituados, principalmente pelos responsáveis pelos recursos humanos de empresas e de instituições nacionais.

10º - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Pública. Tem 93 cursos. A única do Nordeste a ficar entre as 10 primeiras colocadas também oferece alguns cursos à distância.

Se sua universidade não ficou entre as 10 melhores e você quer saber em qual posição ela está no ranking, acesse esta página do RUF.

O reputação tem um peso grande no mercado de trabalho, isso é inegável, mas vale lembrar que não é tudo. Um aluno exemplar de uma faculdade particular pode conseguir um emprego melhor do que um aluno não tão bom de uma universidade pública.






0 comentários:

Postar um comentário